Desabafos de uma recente mamã | Depois da maternidade

Depois da marternidade a mulher tem de enfrentar uma vasta lista de mudanças, tudo muda, mudamos nós que choramos à minima coisa, muda o nosso parceiro e a atitude que tem para connosco, mudam todas as pessoas a nossa volta e, principalmente, muda o nosso corpo, esse já não será mais o que era antes. A nossa vida muda drasticamente e muitas vezes não sabemos como lidar com todas essas mudanças, a maternidade pode até ser o nosso maior desejo, mas quando conhecemos o nosso bebe o misto de sentimentos é tão grande que por vezes não sabemos lidar com isso! Comigo, por exemplo, a minha mãe chegou a comentar para que eu tentasse manter a calma para evitar uma depressão pós-parto. Quando ainda estava grávida achava que isso só acontecia com mulheres que por normal já tendem a deprimir-se, mas não é nada assim, é até muito difícil ultrapassar todas as mudanças à nossa volta e principalmente as do nosso corpo. 
Ficamos sem tempo as vezes para tomar um banho que leve mais de dez minutos e o nosso cabelo, oh esse coitado é o que acaba por sofrer mais e de mim falo, desde que fui mãe que nunca mais tive o tempo que tinha para cuidar do meu cabelo como eu tanto gostava. 
Choramos por ter dores, choramos porque não temos mais noites bem dormidas e muitas vezes choramos quando o nosso companheiro ou família são um pouco mais ríspidos a falar connosco. Fica tão difícil para a recente mamã ultrapassar tudo isto, no início fica até difícil as constantes visitas ao novo membro da família, há mesmo dias em que desejamos ter um dia só para namorar o nosso bebe e iniciar a descoberta desta nova vida a três. 
Depois do nosso bebe crescer e quando a família e os amigos não querem ver o nosso bebe constantemente fica menos cansativo mas cada vez mais difícil, porque é quando a nossa família deixa de nos visitar praticamente todos os dias que a solidão começa a ser cada vez maior. Digo para mim mesma que desde que a minha filha nasceu que nunca mais estarei sozinha, pelo menos enquanto ela depender de mim, mas o que é certo é que nos sentimos muito sozinhas, as vezes mesmo quando estamos acompanhadas. Quase cinco meses depois da minha bebé nascer ainda estou a aprender a lidar com tudo isso. 
Precisamos chorar, precisamos gritar até de dançar sentimos saudade. Agora temos a maior pérola que a vida pode dar a uma mulher, mas não nos podemos esquecer de nós, de cuidar do nosso corpo e  mesmo que o tempo seja pouco, aproveitem o tempo do banho para hidratar o corpo que agora está super desidratado devido à amamentação e à grande mudança que o nosso corpo sofreu. Quando cuidamos de nós, gostamos mais de nós e consequentemente gostamos ainda mais dos nossos bebés, se é que é possível.

Espero que este post não tenha sido uma seca, mas acho que sentia a necessidade de falar um pouco sobre este assunto, não quero assustar nenhuma futura mamã, mas preparem-se para que a vida que vocês conhecem já não seja a mesma depois que o vosso bebé nascer.
Muito boa sorte para todas as futuras mamãs e para todas as mais recentes mamãs.
Um beijinho muito espercial para todas elas. 

Comentários

Mensagens populares